Cuidar da visão na infância, fazer o teste do olhinho e realizar os exames de vista infantil necessários, também é cuidar do desenvolvimento e do processo de aprendizado da criança. Isso porque os primeiros anos de vida são de muitas aquisições motoras dos pequenos, o que permite certa independência funcional cada vez maior para explorar o ambiente que o rodeia, exploração esta que é fundamental para o seu desenvolvimento físico, psíquico e cognitivo.
A visão também é um dos sistemas sensoriais mais importantes na locomoção pois fornece informação tanto do ambiente quanto da postura e dos movimentos corporais. O desenvolvimento da experiência motora propicia o grande desenvolvimento dos vários outros componentes, como coordenação e equilíbrio, além das habilidades motoras básicas como andar, pular, correr, arremessar entre outras.
Por isso, o cuidado ocular e exames de vista infantil devem acontecer desde o nascimento da criança, já que um prejuízo no desenvolvimento visual pode dificultar outras habilidades no momento da aprendizagem.
Com a realização do teste digital do olhinho nas crianças, por exemplo, é possível detectar e garantir o diagnóstico precoce de alguma possível patologia, como a retinopatia de prematuridade ou algum problema refrativo como a miopia infantil. Quando diagnosticadas precocemente há a possibilidade de realizar um tratamento adequado, evitar a cegueira e diminuir as sequelas que a criança poderia ter caso a doença só fosse percebida após alguns anos.
O que o teste digital do olhinho faz?
O Teste Digital do Olhinho é um complemento do TRV (Teste do Reflexo Vermelho). Ele permite avaliar a câmara posterior do olho do bebê com mais precisão. O exame é realizado após dilatação ocular, permitindo, assim, a avaliação do olho por completo. Com ele, é possível detectar doenças oculares como: catarata, glaucoma, retinoblastoma (RB), retinopatia da Prematuridade (ROP), cicatriz corneal entre outras.
Quanto antes, melhor!
A visão é um sentido fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Gestos e condutas são aprendidos quando ela observa as pessoas ao seu redor e, caso a visão esteja prejudicada, isso pode afetar inclusive a coordenação motora e influenciar em outras áreas da vida do pequeno.
Um dado da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostra que oito em cada dez casos de problemas oculares, incluindo a miopia infantil, poderiam ser evitados caso houvesse um diagnóstico precoce. Por isso, levar seu filho ao oftalmologista para realizar exames de vista infantil é importante para garantir o diagnóstico precoce, e evitar o agravamento de alguns casos ou danos futuros.
Seu filho precisa de óculos?
Se ele tem dificuldade para reconhecer objetos de longe, não é muito bom nos esportes e atividades que exijam coordenação motora, cai toda hora ou fecha um pouco os olhos para conseguir ver. A resposta para a pergunta é: provavelmente SIM.
Caso você já tenha percebido alguma dificuldade da criança em enxergar ou algo parecido com as situações citadas acima, também é primordial levar o seu pequeno a uma consulta médica com um oftalmologista. Dessa forma, ele indicará quais exames de vista infantil são ideais para o diagnóstico e prescrição correta do grau de correção.
Se o médico confirmar a necessidade do uso dos óculos, não é o fim do mundo. Hoje já existem modelos especiais para crianças à disposição no mercado. Já é possível encontrar opções com armação que contorna toda a lente e que são mais maleáveis e resistentes, para permitir que a criança possa correr e brincar sem preocupações.
Para crianças com miopia infantil ou outros problemas de visão, o acessório facilita o processo de aprendizado, realizações de atividades esportivas e melhora na qualidade de vida.
Estima-se que anualmente 500 mil crianças ficam cegas no mundo. O teste do olhinho é um exame que serve para diagnosticar precocemente doenças, entenda mais!
continuar lendoDiagnóstico precoce, teste do olhinho e consultas regulares ao oftalmo podem garantir uma vida normal à criança alto míope.
continuar lendoEntenda qual é a relação entre estrabismo e hipermetropia, e qual é a maneira mais apropriada de tratar estas disfunções oculares em crianças.
continuar lendo