É comum ouvirmos comentários sobre a necessidade das Vitaminas. Elas são, de fato, nutrientes muitíssimo importantes para a nossa saúde e que podem ser obtidas a partir da nossa alimentação.
A atenção a uma alimentação saudável é, por isso, fundamental para garantir, na maioria das vezes, que todas as vitaminas estejam disponíveis para o funcionamento adequado do nosso organismo. Basta uma pequena quantidade para atender a necessidade diária! Apesar disso, a ausência das vitaminas – chamada de hipovitaminose ou avitaminose – pode gerar problemas graves, veja só alguns deles:
Hoje voltaremos nossa atenção à Vitamina A, fortemente vinculada a problemas de visão infantil.
As principais causas de cegueira infantil variam conforme a região e estão relacionadas às condições de vida da população. Nos países de baixa renda, as principais causas são cicatrizes oculares devido ao sarampo, deficiência de Vitamina A (DVA), uso de remédios oculares tradicionais e nocivos e infecção ocular nos recém-nascidos.
A deficiência de Vitamina A afeta as estruturas epiteliais de diferentes órgãos, sendo os olhos os mais atingidos. Ela é essencial para o crescimento e o desenvolvimento do ser humano, atuando também na manutenção da visão, no funcionamento do sistema imunológico e na saúde das mucosas (estrutura que recobre órgãos como nariz, garganta, boca, olhos e estômago, também protegendo contra infecções).
O nosso corpo não fabrica vitamina A, assim tudo o que necessitamos deve vir dos alimentos.
Vale destacar que todas as pessoas necessitam de vitamina A, mas alguns grupos precisam de atenção especial, como as crianças devido ao desenvolvimento, especialmente as que não se alimentam mais exclusivamente de leite materno.
O leite materno fornece a quantidade de vitamina A que as crianças precisam nos seis primeiros meses de vida. A partir disso, deve ser feita a introdução de alimentação complementar e, sempre que possível, com frutas e alimentos ricos em vitamina A, que aliados ao leite materno fornecem a quantidade necessária do nutriente.
Para evitar a falta de nutrientes e ocorrência de problemas de visão infantil – incluindo cegueira infantil, como vimos aqui – estimule o hábito da alimentação saudável em seus pequenos. Separamos algumas dicas para te ajudar nessa missão:
Não é incomum ver uma criança usando tampão no olho. Mas, nem sempre as pessoas sabem quais causas motivam esse uso. O tampão ocular é indicado pelo oftalmologista quando, após o teste da visão infantil, é identificado que a criança precisa de tratamento para estrabismo ou ambliopia, também conhecida como visão preguiçosa. Saiba mais!
continuar lendoQuando o assunto é a saúde da criança, é necessário redobrar os cuidados para não criar um ambiente favorável para o contágio da conjuntivite. Leia mais!
continuar lendoO Retinoblastoma, tipo mais comum de câncer de olho em crianças e que se origina na retina, tem como sintomas mais frequentes o reflexo pupilar branco e o estrabismo. E, uma de suas principais características é que, se detectado precocemente, tem altas chances de cura! Saiba mais sobre a doença, seus sinais e possibilidades de tratamento.
continuar lendo