Visão infantil
Compartilhe:

Uso excessivo de telas por crianças pode causar miopia, ansiedade e depressão

Postado em 23 de outubro de 2020 por juntospelavisaoinfantil

A utilização da tecnologia está cada vez mais precoce. Desde muito cedo, as crianças têm acesso aos celulares, tablets, computadores e videogames. Apesar de o mundo digital ser fantástico para o aprendizado e um ótimo aliado para manter os pequenos entretidos (principalmente na pandemia), em excesso, o uso de telas pode causar miopia infantil, alterações na coluna, ansiedade, sedentarismo, depressão entre outros malefícios.

Além de provocar a miopia infantil, a tecnologia utilizada de forma excessiva ainda dificulta o desenvolvimento da empatia e do autocontrole. De acordo com a Academia Americana de Pediatria, para prevenção, é necessário limitar o tempo de uso dos dispositivos e a recomendação para manter a saúde dos olhos é que as crianças menores de dois anos de idade não sejam expostas a aparelhos tecnológicos. Dos dois aos cinco anos, o tempo de uso diário de dispositivos não deve ultrapassar uma hora. Já crianças com mais de cinco anos e adolescentes devem ficar conectadas até, no máximo, duas horas por dia.

Restringir 100% o uso é quase impossível nos dias de hoje, então, para evitar os impactos negativos, alguns métodos de prevenção, como mudanças de hábitos na rotina das crianças e exame de vista infantil periodicamente são indispensáveis. 

Por que a tela prejudica a visão?

A miopia infantil cresceu significativamente nos últimos anos e essa tendência coincide com o aumento do uso frequente de aparelhos eletrônicos por crianças. Isso porque ficar muito tempo em frente a uma tela contribui para um esforço excessivo de acomodação ocular, já que o músculo dos nossos olhos, que trabalha como uma espécie de ‘zoom’ para a captura da imagem, precisa fazer esse trabalho de maneira repetitiva, o que pode proporcionar o início da miopia infantil.

Além disso, a luz azul emitida pelos aparelhos causa ressecamento nos olhos; afeta o momento de descanso e pode causar dificuldade para dormir, pois ela inibe a produção de melatonina, o hormônio responsável por nos induzir ao sono.

Todos esses impactos que a luz azul causa, no longo prazo, prejudica o desenvolvimento cognitivo, humor e bem-estar da criança. 

Bons hábitos de prevenção

Impor limites é fundamental para possibilitarmos uma vida mais saudável e produtiva aos pequenos. A principal dica é incluir outras atividades na rotina e usar as telas somente como um recurso, e não como um hábito. Uma das maneiras de atrair as crianças para atividades diferentes é estimulá-las a fazer exercícios ao ar livre, determinar horários para leituras e estudos, e incentivar a prática de atividades físicas diárias.  

Além disso, também é importante dedicar tempo a fortalecer os laços familiar, com brincadeiras e atividades que reforcem a união.

Exame de Vista Infantil

É muito comum os pais só levarem seus filhos para realizar o exame de vista infantil quando já estão com dificuldade de enxergar, porém os olhos das crianças devem ser examinados regularmente como forma de prevenção a alguns distúrbios visuais, como a miopia infantil – que afeta a visão à distância.

O primeiro exame de vista infantil deve ser realizado ainda na maternidade, o chamado teste do Olhinho Digital. Se estiver tudo normal, deve ser feito novos exames oftalmológicos com 1 ano de idade, depois aos 3 anos e a seguir, na idade pré-escolar. A partir daí, o intervalo das idas ao oftalmologista vai depender de cada caso e da orientação dada pelo médico.

Dicas para diminuir o risco das telas na saúde das crianças

Fiscalize o tempo que o seu filho fica em frente ao tablet, celular ou computador.

Incentive atividades ao ar livre. Um hábito que evita o sedentarismo e que pode ajudar a evitar a miopia infantil, pois a luz externa faz a pupila contrair e ajuda a aprofundar o foco.

Leve seu filho regularmente para fazer exame de vista infantil

Estipule pausas. Se a criança precisa usar o computador por uma hora para as aulas online, por exemplo, determine 10 minutos para descansar a vista, olhar para o horizonte ou mesmo fechar os olhos por alguns instantes. 

Monitore como está a postura do seu filho. Isso é fundamental para evitar dores nas costas ou problemas mais graves de coluna.

 


Posts Relacionados