O teste do olhinho está entre os quatro procedimentos mais importantes a serem realizados em um bebê no momento do nascimento, juntamente com os exames do pezinho, da orelhinha e do coraçãozinho.
A maioria das crianças cegas nasce com a deficiência ou a adquirem em seu primeiro ano de vida, conforme mostra o estudo “As Condições de Saúde Ocular no Brasil”. Por essa razão, insistimos tanto para que pais e responsáveis por bebês façam o teste do olhinho na criança, idealmente no momento do nascimento e, no máximo, até que ela complete um ano de idade.
Neste post, você vai encontrar informações sobre onde fazer o teste do olhinho.
Com relação aos locais de realização do procedimento que mapeia a saúde ocular da criança, é importante registrar três informações:
De acordo com informações do site do Ministério da Saúde, todo bebê que nasce em maternidades públicas do Brasil tem direito a realizar gratuitamente o Teste do Reflexo Vermelho (TRV), também conhecido como teste do olhinho, além dos outros três anteriormente citados (pé, orelha e coração). Os exames devem ser feitos antes que o recém-nascido tenha alta médica.
Os hospitais particulares não são obrigados a oferecer gratuidade do Teste do Reflexo Vermelho (TRV). Porém, em junho de 2010, a Agência Nacional de Saúde Suplementar incluiu o TRV entre os procedimentos com cobertura obrigatória pelos Planos de Saúde.
Graças a uma iniciativa do programa Juntos Pela Visão Infantil, alguns hospitais públicos e particulares já dispõem de um retinógrafo de última geração para a realização do Teste Digital do Olhinho. A relação das instituições parceiras pode ser observada no site da ação.
Clique aqui e veja os endereços em diferentes estados.
Muitas pessoas desconhecem a informação, mas 90% da visão de um ser humano se desenvolve nos dois primeiros anos de vida, enquanto os 10% de desenvolvimento restante acontece entre os sete e nove anos de idade. Por isso, além do acompanhamento médico, é importante ter atenção ao contato excessivo da criança com telas de aparelhos eletrônicos, como computadores, celulares e televisões.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 60 e 80% dos casos de cegueira são resultado de causas previsíveis. Já ouviu falar sobre o teste do olhinho?
continuar lendoA retinopatia da prematuridade vem se apresentando como uma das principais causas de cegueira nas crianças. Confira os sinais no olho do bebê!
continuar lendoQuando o assunto é saúde do bebê todo cuidado é pouco, surgindo uma uma série de dúvidas sobre o teste digital do olhinho e se dilata a pupila. Leia mais!
continuar lendo