Visão infantil
Compartilhe:

Miopia em criança pode causar depressão

Postado em 21 de março de 2023 por juntospelavisaoinfantil

Quando o assunto é saúde, muitas vezes somos surpreendidos pela relação de fatos que nunca imaginamos. Esse provavelmente é um deles para uma grande parte da população: miopia infantil e depressão.  

Você sabia que elas podem estar relacionadas? 

Crianças que têm problemas de visão, especialmente a miopia, são mais propensas a terem depressão e ansiedade em comparação com as que têm a visão normal. A conclusão é de uma revisão de 36 estudos que envolveu a análise de dados de mais de 700 mil crianças e foi publicada na revista científica Ophthalmology 

Saiba mais sobre a miopia 

A miopia é um erro refrativo em que os olhos não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe. Isso acontece devido ao formato do globo ocular mais longo do que deveria ser, fazendo com que a imagem não seja formada corretamente na retina. No caso, os objetos são focados à frente da retina e a imagem transmitida ao cérebro não corresponde ao real, deixando a visão dos objetos distantes turva. 

Embora se desconheça as causas exatas, normalmente a miopia está associada ao fator genético. Ou seja, crianças cujos pais são míopes têm maior chance de desenvolver miopia infantil, podendo afetar homens e mulheres de igual forma. 

Também existem outros fatores e um dos principais deles é o tempo excessivo em frente a aparelhos eletrônicos (como TV, celulares e tablet). Fica aqui o ponto de atenção principalmente no que diz respeito às crianças. Para evitar que desenvolvam miopia, evitar o excesso de telas é uma importante medida. 

Como identificar a miopia em uma criança 

É comum que a miopia infantil seja notada no período escolar, pois a criança começa a enfrentar dificuldades para ver as informações apresentadas na lousa, em sala de aula. Uma criança míope pode, ainda, apresentar estrabismo, necessidade de ficar perto da TV, manter livros muito próximos durante a leitura, não enxergar objetos distantes, piscar excessivamente e esfregar os olhos com frequência. 

A confirmação se dá em consultório, com análise do oftalmologista e exame de vista infantil, como o de Refração, que avalia a capacidade de enxergar e define o grau dos óculos. No caso de bebês, pode ser identificada no teste do olhinho. 

Além da visão 

Como mencionamos no início do texto, os pequenos com problemas de visão, especialmente a miopia, são mais propensos à depressão em comparação com as que têm a visão normal. De acordo com os pesquisadores, a saúde mental das crianças míopes é afetada porque elas tendem a ficar mais isoladas socialmente, fazem menos atividades físicas e costumam ter um desempenho escolar mais baixo. 

Segundo explicou o oftalmologista Adriano Biondi, do Hospital Israelita Albert Einstein, para o portal Viver Bem Uol, “a criança, principalmente a míope, não sabe que não enxerga direito. Ela se acostuma a enxergar mal porque o universo dela é próximo: brinca, pega objetos que estão mais perto dela, o alimento está perto, ela assiste televisão mais perto. A criança nunca vai chegar para os pais e dizer que não está enxergando porque ela não sabe que está vendo mal. Ela vai simplesmente se adaptar àquela dificuldade“.   

Assim, a atenção ao possível desenvolvimento de miopia infantil (ou outras doenças relacionadas à visão) é fundamental não só para o tratamento específico da visão, mas também para evitar que isso afete a saúde emocional da criança. Por isso, consulte sempre um oftalmologista e garanta que o teste do olhinho e um exame de vista infantil sejam realizados. 

Criança diagnosticada com alta miopia. Saiba o que fazer


Posts Relacionados