Quando o assunto é saúde do bebê todo cuidado é pouco. Por isso é tão natural que na hora de fazer um exame oftalmológico os pais sintam uma uma série de dúvidas, como se o teste digital do olhinho, dilata a pupila, se dói, se demora ou existem riscos e contraindicações. Entenda todas as particularidades dessa triagem, seu funcionamento e resultados.
Essa é uma das principais dúvidas entre os pais. Dilatar a pupila ainda pode trazer um certo medo quando se trata da visão infantil, mas não há porque se preocupar.
Sim! O teste digital do olhinho dilata a pupila, mas de forma segura e acompanhada por profissionais. Para isso é utilizado um colírio antes do exame iniciar.
A dosagem e o tipo são prescritos pelo oftalmologista responsável, de acordo com a faixa etária.
Após a dilatação é adicionado um gel de interface entre o olho da criança e a lente acoplada à câmera, para que assim sejam feitas as imagens da retina.
O exame é rápido e indolor, indicado para crianças, recém-nascidos e até mesmo bebês prematuros. A dilatação da pupila é um processo seguro e que ajuda ao Retcam garantir excelentes imagens, permitindo a análise do nervo óptico e da retina.
No Brasil, o colírio mais utilizado para dilatar a pupila durante o teste digital do olhinho é a Tropicamida 1% e Fenilefrina 2,5%. A Academia Americana de Pediatria indica também o uso de duas outras opções, a Tropicamida 1% e Ciclopentolato 0,25% e Fenilefrina 2,5%.
O uso de qualquer um desses colírios é seguro, e a escolha de qual será usado deve ser feita pelo próprio oftalmologista.
A cada minuto uma criança fica cega no mundo. O dado é assustador, mas 80% desses casos poderiam ter sido evitados com um diagnóstico precoce. Isso já é suficiente para traduzir a necessidade de cuidar da visão desde o nascimento do bebê.
Ainda nas maternidades deve ser feita a primeira triagem oftalmológica, Teste do Reflexo Vermelho. Ele é prático e rápido, entretanto ele é capaz de detectar enfermidades apenas na parte da frente do olho.
O teste digital do olhinho dilata a pupila e é feito com um aparelho retinógrafo de última geração, o Retcam. Ele auxilia o Oftalmologista a detectar enfermidades, na parte posterior do olho, oferecendo uma avaliação de até 130º, possibilita uma avaliação abrangente da periferia ocular.
Sem dúvidas, o teste digital do olhinho é um dos grandes aliados na prevenção à enfermidades oculares em crianças, para saber mais sobre esse exame leia sobre tudo que você precisa saber antes de fazer o teste do olhinho.
Atualmente, a Aniridia afeta uma pessoa a cada 50 a 100 mil nascimentos e é, em sua maioria, relacionada a fatores genéricos. Por isso é comum em bebês e crianças. A visão infantil merece cuidados, principalmente no caso de diagnósticos delicados como esse. Venha saber mais sobre o tema!
continuar lendoExiste um tipo de problema da visão ocular infantil que causa a deformação geralmente da íris do olho, mas que também pode ocorrer na pálpebra, retina e nervo óptico, que causa muito espanto aos pais num primeiro momento. Esta é a coloboma, ou popularmente conhecida como síndrome do olho de gato.
continuar lendoNão seguir esses conselhos pode causar problemas oculares, como miopia em crianças ou até favorecer o estrabismo infantil.
continuar lendo